sábado, 10 de julho de 2010


❀•´`•♡•´`•❀Lenda de Obá❀•´`•♡•´`•❀

Xangô era um conquistador de terras e de mulheres, vivia sempre de um lugar para o outro. Em Cossô fez-se rei e casou-se com Obá. Obá era sua primeira e mais importante esposa, Obá passava o dia cuidando da casa de Xangô, moía a pimenta, cozinhava e deixava tudo limpo. Xangô era um conquistador de terras e de mulheres. Uma vez Xangô viu Oyá lavando roupa na beira do rio e dela se enamorou perdidamente. Com Oyá se casou, mas Xangô era um conquistador de terra e de mulheres e logo se casou de novo. Oxum foi a terceira mulher. As três viviam às turras pelo amor do rei, para deixar Xangô feliz, Obá presenteou-lhe um cavalo branco, Xangô gostou muito do cavalo, Tempos depois Xangô saiu para guerrear levando Oiá consigo, seis meses se passaram e Xangô continuava longe, Obá estava desesperada e foi consultar Orunmilá, Orunmilá aconselhou Obá a oferecer em sacrifício um iruquerê, espanta-mosca feito com rabo de um cavalo, mandou pôr o iruquerê no teto da casa. Para fazer a oferta prescrita pelo oráculo, Obá encomendou a Eleguá um rabo de cavalo, e Eleguá induzido por Oxum, mais que depressa cortou o rabo do cavalo branco de Xangô, mas não cortou somente os pêlos e sim a cauda toda e o cavalo sangrou até morrer. Quando Xangô voltou da guerra, procurou o cavalo e não encontrou, deparou então com o iruquerê amarrado no teto da casa e reconheceu o rabo do cavalo desaparecido, soube pelas outras mulheres da oferenda feita pela primeira esposa. Xangô ficou irado e mais uma vez repudiou Obá.

Arquétipo de Obá : são mulheres valorosas e incompreendidas. Suas tendências um pouco viris fazem-nas freqüentemente voltar-se para o feminismo ativo. As suas atitudes militantes e agressivas são consequências de experiências infelizes ou amargas por elas vividas. Os seus insucessos devem-se, frequentemente, a um ciúme um tanto mórbido. Entretanto, encontram geralmente compensação para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens tornam-se garantias de sucesso.


OS FILHOS DE OBÁ NO AMOR



O HOMEM DE OBÁ

 
O homem de Obá geralmente é alto, de boa aparência, atraente, comunicativo e narcisista. Não acredita que alguém possa amá-lo mais do que ama a si próprio. Isto porque descobriu sua beleza desde criança e por isso passou a ter auto-admiração tornando-se aparentemente inatingivel até que apareça alguém que lhe mostre o que ele pensa sobre si. Normalmente um homem socialmente realizado, costuma engrandecer-se no que diz respeito ao campo sentimental. Uma boa tática para atrair a atenção dele é desafiá-lo a fazer coisas que nunca tenha feito. Lugares que dispertam imaginações quentes como: uma praia não muito frequentada, um barzinho distante e qualquer lugar que a pessoa possa ficar com ele. Sexualmente é um homem difícil, pois aprendeu desde cedo a admirar-se e nem de alguém para ser admirado. Portanto ele é virtualmente passivo. Deve-se elogiar seu corpo bonito e em seguida conquistá-lo com amor, paixão e carinhos mais louco que se possa fazer. Pronto, ele está conquistado para sempre, um dos homens mais difíceis na área sentimental.
AFINIDADES:- Com mulheres de Oxalá, Oxaguian, Yemanjá, Nanan , Ibeji, Oxunmaré, Exú e Voduns.


A MULHER DE OBÁ


A mulher de Obá carrega consigo um dos maiores mistérios da origem humana. Ela é ao mesmo tempo uma guerreira, uma ninfa e uma serpente. Mesmo que ela tenha nascido no interior, sempre procurará um meio de se aproximar do litoral e, uma vez nele, procurará estabelecer o seu domínio em ilhas, penínsulas e praias abertas. Geralmente tem traços inconfundíveis em sua aparência. Os cabelos são longos, ou curtos no estilo "batidinho". Se for magra, realça uma forma acentuada de cintura e quadris, se for cheia, realça da mesma forma suas medidas. Em festa ou reuniões sociais, ela age de duas maneiras específicas: ou destaca-se e atrai a atenção de todos ou retrai-se e à espera de uma oportunidade de se tornar o centro das atenções. Por ser uma mulher diferente, gosta de colecionar experiências, as vezes desastrosas por causa de seu temperamento dominante. Seus pontos fracos são a projeção social, as festas nas quais possa se destacar e homens inteligentes. Jamais sentira atração a um homem medíocre, pois adora ser desafiada constantemente.
AFINIDADES:- Com homens de Oxalá, Oxaguian, Yemanjá, Nanan , Ibeji, Oxunmaré, Exú e Voduns.